Falando sobre o papel da Informática na Educação



Ao começar o semestre de 2023 e verificar que teria Informática em Educação na grade, já imaginei que seria uma disciplina que permitiria aplicar a usabilidade da Informática em práticas de ensino nas salas de aula, tanto físicas como as virtuais. 

Começamos o semestre nos integrando em um Grupo no Facebook, onde foi possível nos conhecer um pouco e trocar idéias e experiências. Vimos também que a tecnologia é importantíssima desde que haja método para usá-la e como a tecnologia vem revolucionando a forma de ensino. Apesar de já ouvir podcasts, foi nessa disciplina que tive meu primeiro contato com um podcast desenvolvido para uma aula e foi bastante interessante.

Falamos sobre segurança na rede, Cibercultura, Letramento Digital que é a capacidade de compreender, utilizar e criar conteúdos digitais de forma crítica e reflexiva. Envolve o uso das tecnologias digitais como ferramentas para a comunicação, a pesquisa, a produção e a difusão de informações.     Eu já conhecia e usava alguns letramentos digitais: habilidades de pesquisa na internet, uso de aplicativos e ferramentas online para produção de textos, criação de vídeos. Acredito que as tecnologias digitais têm grande potencial para apoiar a aprendizagem dos alunos e tornar a prática educativa mais dinâmica e participativa.

Um ponto bastante importante foi o conhecimento sobre as Tecnologias Assistidas, produtos, equipamentos, dispositivos e serviços que ajudam pessoas com deficiência ou limitações físicas a realizar atividades cotidianas. A tecnologia assistiva é dividida em diversas categorias, incluindo comunicação aumentativa e alternativa, mobilidade, acessibilidade digital, auxílios visuais e auditivos, adaptações de veículos, adaptações de moradia, entre outras. Super importante como a tecnologia é responsável por uma Educação mais inclusiva. Também discutimos sobre os problemas que a tecnologia pode nos trazer: os de saúde e os "haters"nas redes sociais.

E eu que pensei que não escreveria mais em um blog, cá estou eu apresentando um pouco dessa disciplina para os leitores. Mantive dois blogs no início dos anos 2000 e confesso que reviver essa experiência foi agradabílissimo.

Como uma futura pedagoga, me vejo desenvolvendo com meus alunos, a criação de um podcast educativo. Eles poderiam pesquisar um tema de interesse e, em seguida, gravar e editar um episódio que explore diferentes perspectivas e opiniões sobre o assunto. Isso permitiria que eles desenvolvessem habilidades de pesquisa, escrita, produção audiovisual e colaboração, além de promover o desenvolvimento da oralidade e da comunicação interpessoal.

Fiquem ligados nos próximos posts!



Comentários

  1. Olá. Interessante suas observações. Comigo também aconteceu de já saber da existência de podcast porém nunca havia ouvido ou participado de uma aula que continha.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula Passos, achei interessante a proposta de fazer um podcast com seus alunos. Eles gostarão muito de realizar essa atividade.

    ResponderExcluir
  3. Ola Paula, realmente eu acho extremamente complicado a parte dos haters na internet. A internet tem potencial infinito, principalmente se tratando ensino, mas podemos ver essas possibilidades sendo usadas de forma negativa. De forma a cercear os direitos de outrem. Tenho em minha mente que a maior prioridade é refletir com os alunos a respeito desse tipo de ato de violência, e da sua necessidade em rede.

    ResponderExcluir
  4. Olá Paula. O tema do seu blog é sensacional. A afetividade em consonância com a educação potencializa o processo de aprendizagem e conhecer mais sobre essa temática aqui no seu blog será muito enriquecedor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu também não estava acostumada com podcast. Na verdade ainda não se tornou algo muito atrativo pra mim, porque sou muito visual, gosto de cores, movimento e tudo mais. No entanto, acho bem bacana porque o podcast pode ser utilizado de forma bem criativa uma vez que se trata de diversificar as ferramentas. Talvez em breve eu osso utilizar uma aula em podcast com meus alunos e compartilhar com vocês a experiência.😉

    ResponderExcluir
  6. Olá Paula! Tudo bem?
    Achei muito interessante e gostei muito do seu blog.
    Também fiquei muito interessada em conhecer a informática para poder ajudar a utilizá-la em sala de aula e proporcionar aulas mais atrativas aos alunos.

    ResponderExcluir
  7. Sempre acreditei no acolhimento como ferramenta de transformação! parabéns pelo blog e pela abordagem tão sensível no texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas